Dicas e Cuidados com o seu Calçado

O Couro animal, devemos salientar, que por natureza, nunca será homogêneo. Mesmo que o couro seja minuciosamente escolhido, preparado, raramente apresentará visual homogeneamente perfeito. Existem couros que são estonados, apresentando um aspecto manchado, é do couro, é da moda, o nosso couro rústico, de algumas BOTAS, apresentam essas características. Temos modelos com cadarço de elástico, mantendo a beleza, o visual do cadarço, sem precisar amarrar os calçados, é SUCESSO! Mas é comum que os primeiros elásticos (na altura do peito dos pés), fiquem um pouco sobrando, não fiquem retinhos, quando estão fora dos pés, mas calçando , eles ficarão retinhos e esticadinhos!! Ok?

Vamos ao cuidados….

Cuidados com seu calçado:

Os calçados são, hoje, uma peça essencial, deixando de ser um mero bem necessário, para se tornar uma peça de destaque no vestuário do homem. Por isso, é importante saber cuidar bem desse calçado para ele durar por mais tempo.

Para isso é preciso ter alguns cuidados com o sapato, confira:

Evite molhar o sapato!

O sapato de couro é diferente de tênis e precisa de um cuidado especial. O calçado nunca deve ser lavado com água abundante, nem pode ficar de molho. Os produtos químicos, como detergente,  ou desinfetantes podem estragar o couro.

Por isso, deve ser feita apenas uma higienização no sapato, economizando na água. É interessante passar um pano úmido com sabão de coco (neutro).

Caso o sapato fique molhado (por chuva, por exemplo), deixe que ele seque naturalmente, na sombra, até a água evaporar por completo, evitando usar sacador de cabelo e, muito menos, máquina de secar.

A hidratação do couro é importante.

Para manter o aspecto de “novo”, você pode fazer uma hidratação esporádica no sapato. Essa hidratação deve ser feita com hidratantes específicos para calçados (NOSSAS ESPONJAS MÁGICAS ESTÃO A VENDA NO SITE, HIDRATAM E PROPORCIONAM ASPECTO DE NOVO). Após limpar o calçado, mantenha as buchinhas ( abaixo falaremos delas) dentro dos 2 pés e passe a esponja mágica SAN-MARINO ou outro produto do seu agrado.

Guarde o sapato em um local arejado.

O sapato de couro precisa de um cuidado especial na hora de ser guardado. O couro precisa “respirar”, principalmente depois de um dia inteiro em contato com os pés. Por isso é interessante deixar o sapato em um local arejado e ventilado.

Nunca deixe seu sapato no sol, ou em lugar muito quente, pois isso pode deformar o couro. Evite deixar o sapato nos banheiros ou em locais muito úmidos.

Uma dica importante é guardar o sapato com a buchinha dentro dele (TODOS NOSSOS CALÇADOS VEEM COM ESSAS BUCHINHAS DENTRO DOS 2 PÉS). Isso serve para evitar que ele fique deformado. Existem algumas formas de madeira que servem somente para isso, mas um jornal amassado já pode ajudar.

DICAS EXTRAS DE COMO LIMPAR OS CALÇADOS

Couro camurça (aqueles pelinhos maiores) e o couro nobuck (pelinhos mais baixos), devem ter os cuidados redobrados. Aconselhamos comprar impermeabilizantes para esse couros, e pomadas específicas para a limpeza dos mesmos. JAMAIS enxague esses couros, perderão a cor e a beleza.

Mas tem cuidados caseiros, que funcionam bem: 1- Couro camurça e nobuck podem ser limpos com sabão de cocô (NEUTRO), e uma bucha macia, esfregue levemente, tire o excesso do sabão com pano levemente úmido e deixe secar na sombra.

Couro Alpina (cheyenne, ref 10100):

Se quiser limpar e deixá-lo com o mesmo aspecto fosco, é pano úmido ( bem torcido ), e basta. Se quiser deixá-lo brilhando, mas mudará o seu aspecto, fosco, produtos com graxa ou nossa esponja mágica, por exemplo.

Solado branco: use o sabão de cocô com uma bucha.

Borracha de lápis é uma dica curiosa e eficiente para tirar manchas em camurças claras.

Couros normais, pano úmido e os hidratantes já são eficientes.

Solados comuns, podem ser limpos com buchas úmidas com ou sem sabão de coco.

DICA E PUXÃO DE ORELHA!!

9 a cada 10 clientes que recebemos em nossa loja, tiram seus calçados, pisando com o pé. NÃO FAÇAM ISSO!! Você pode quebrar o contra-forte (parte do calcanhar) do calçado, pode descosturar possíveis pespontos e com o tempo danificar o solado.

Loja SANMARINO.com.br

 

0